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PLANO DE AÇÃO DO ANO DE 2018

executar serviços, programas, projetos e benefícios sócio assistenciais, de forma gratuita, permanente e continuada aos usuários da assistência social e a quem deles necessitar, sem qualquer discriminação, de forma planejada, diária e sistemática, não se restringindo apenas a distribuição de bens, benefícios e encaminhamentos;

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APAE - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS

 

 

 

 

 

PLANO DE AÇÃO 2018

 

 

 

 

 

 

Lucas do Rio Verde/ MT, Abril de 2018

 

 

PLANO DE AÇÃO DO ANO DE 2018

LOGOMARCA DA ENTIDADE:

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Nº INSCRIÇÃO NO CMAS:

 

Nº/ANO: 003/2012

 

 

I – IDENTIFICAÇÃO:

 

ENTIDADE:

 

 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE LUCAS DO RIO VERDE

 

CNPJ:

 

00.066.207/0001-69

ENDEREÇO: RUA PARANAPANEMA, 857 – S                      BAIRRO: ALVORADA

CIDADE: LUCAS DO RIO VERDE - MT

CEP: 78.455-000

TELEFONE: (65) 3549-1759

SITE: www.lucasdorioverde.apaebrasil.com.br

E-MAIL: apaelrv@terra.com.br

NOME DO REPRESENTANTE LEGAL: Valdeci Chagas de Oliveira

 

CPF: 344.759.231-15

 

RG: 407798 SSP MT

 

EMISSÃO: 30/04/1984

CARGO: PRESIDENTE

MANDATO: 2017 A 2019

ENDEREÇO RESIDENCIAL: R. das Bromélias, 1104 – W, Bairro Bandeirantes

 

TELEFONE: (65) 99998-8314 /   (65) 3549-3096

 

CEP: 78.455-000

II – FINALIDADES ESTATUTÁRIAS:

 

Art. 9º – São os seguintes os fins e objetivos desta Apae, nos limites territoriais do seu município, voltados a promoção de atividades de finalidades de relevância pública e social, em especial:

 

I – promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, e transtornos globais do desenvolvimento, em seus ciclos de vida: crianças, adolescentes, adultos e idosos, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania;

 

II – prestar serviço de habilitação e reabilitação ao público definido no inciso I deste artigo, e a promoção de sua integração à vida comunitária no campo da assistência social, realizando atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de forma isolada ou cumulativa às pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, e para suas famílias;

 

III – prestar serviços de educação especial às pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla;

 

IV – oferecer serviços na área da saúde, desde a prevenção, visando assegurar uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla.

 

III – OBJETIVOS

 

I – executar serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, de forma gratuita, permanente e continuada  aos usuários da    assistência   social e a quem deles necessitar,    sem qualquer   discriminação, de forma

planejada, diária e sistemática, não se restringindo apenas a distribuição de bens, benefícios e encaminhamentos;

 

II – promover campanhas financeiras de âmbito municipal e colaborar na organização de campanhas nacionais, estaduais e regionais, com o objetivo de arrecadar fundos destinados ao financiamento das ações de atendimento à pessoa com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, bem como a realização das finalidades da Apae;

 

III – incentivar a participação da comunidade e das instituições públicas e privadas nas ações e nos programas voltados à prevenção e ao atendimento da pessoa com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla;

 

IV – promover parcerias com a comunidade e com instituições públicas e privadas, oportunizando a habilitação e a colocação da pessoa com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, no mundo do trabalho;

 

V – participar do intercâmbio entre as entidades coirmãs, as análogas filiadas, as associações congêneres e as instituições oficiais municipais, nacionais e internacionais;

 

VI – manter publicações técnicas especializadas sobre trabalhos e assuntos relativos à causa e à filosofia do Movimento Apaeano;

 

VII – solicitar e receber recursos de órgãos públicos ou privados, e contribuições de pessoas físicas;

 

VIII – firmar parcerias com entidades coirmãs e análogas, solicitar e receber recursos de órgãos públicos e privados, e as contribuições de pessoas físicas e jurídicas;

 

IX – produzir e vender serviços para manutenção da garantia de qualidade da oferta dos serviços prestados;

 

X – fiscalizar o uso do nome “Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais”, do símbolo e da sigla Apae, informando o uso indevido à Federação das Apaes do Estado ou à Federação Nacional das Apaes;

 

XI - promover meios para o desenvolvimento de atividades extracurriculares para os seus assistidos e às suas famílias

 

XII – desenvolver ações de fortalecimento de vínculos familiares, prevenindo a ocorrência de abrigamentos;

 

XIII – apoiar e/ou gerenciar casas-lares para as pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, em situação de risco social ou abandono;

 

XIV – garantir a participação efetiva das pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, na gestão das Apaes;

 

XV – coordenar e executar, nos limites territoriais do seu município, os objetivos, programas e a política da Federação das Apaes do Estado e da Federação Nacional das Apaes, promovendo, assegurando e defendendo o progresso, o prestígio, a credibilidade e a unidade orgânica e filosófica do Movimento Apaeano;

 

XVI – atuar na definição da política municipal de atendimento à pessoa com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, em consonância com a política adotada pela Federação das Apaes do Estado e pela Federação Nacional das Apaes, coordenando e fiscalizando sua execução;

 

XVII – articular, junto aos poderes públicos municipais e às entidades privadas, políticas que assegurem o pleno exercício dos direitos da pessoa com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla;

 

XVIII – encarregar-se, em âmbito municipal, da divulgação de informações sobre assuntos referentes à pessoa com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, incentivando a publicação de trabalhos e de obras especializadas;

 

XIX – compilar e/ou divulgar as normas legais e os regulamentares federais, estaduais e municipais, relativas à pessoa com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, provocando a ação dos órgãos municipais competentes no sentido do cumprimento e do aperfeiçoamento da legislação;

 

XX – promover e/ou estimular a realização de estatísticas, estudos e pesquisas em relação à causa da pessoa com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, propiciando o avanço científico e a permanente formação e capacitação dos profissionais e voluntários que atuam na Apae;

 

XXI – promover e/ou estimular o desenvolvimento de programas de prevenção da deficiência, de promoção, de proteção, de inclusão, de defesa e de garantia de direitos da pessoa com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, de apoio e orientação à sua família e à comunidade;

 

XXII – estimular, apoiar e defender o desenvolvimento permanente dos serviços prestados pela Apae, impondo-se a observância dos mais rígidos padrões de ética e de eficiência, de acordo com o conceito do Movimento Apaeano;

 

XXIII – divulgar a experiência apaeana em órgãos públicos e privados, pelos meios disponíveis;

 

XXIV – desenvolver o programa de autodefensoria, garantindo a participação efetiva das pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, na gestão da Apae;

 

XXV – promover e articular serviços e programas de prevenção, educação, saúde, assistência social, esporte, lazer, trabalho, visando à plena inclusão da pessoa com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla.

 

 

IV – ORIGEM DOS RECURSOS:

 

- Programa Nacional para o Desenvolvimento do Ensino FNDE/PDDE;

- Termo de Convênio de Auxílio e Subvenções com a Prefeitura Municipal;

- Termo de Convênio de Auxílio e Subvenções com prefeitura Municipal através do CMDCA/FMDCA;

- Termo de Fomento com o Governo do Estado através das SEDUC;

- Termo de Cooperação Técnico e Financeiro com o SENAR;

- Doações Associados da APAE;

- Promoções realizada pela entidade e parceiros;

- Produção e venda de serviços;

 

V –INFRAESTRUTURA:

A APAE está estabelecida em prédio próprio com uma área construída de 1.411,77 m² com uma boa estrutura seguindo as normas da ABNT, possibilitando o acesso a todas as pessoas deficientes que frequentam a escola.

 

Nº de ordem

DESCRIÇÃO

QTDA

01

Sala Recepção

01

02

Sala de Secretaria escolar

01

03

Sala Direção

01

04

Sala dos Professores

01

05

Sala da Coordenação

01

06

Sala da psicóloga

01

07

Sala para Assistente Social

01

08

Sala da fonoaudióloga

01

09

Sala de Computação

01

10

Cozinha

01

11

Refeitório

01

12

Despensa para guardar alimentos

01

13

Almoxarifado

03

14

Sala para estocar alimentos

01

15

Lavanderia

01

16

Sala para cozinha experimental

01

17

Piscina coberta, aquecida e adaptada

01

18

Sala Fisioterapia

01

19

Auditório

01

20

Banheiros para alunos Masc./Fem.

02

21

Banheiro para funcionários

 

02

23

Sala de artesanato

01

24

Sala de música

01

 

25

Salas de Aula

08

       

 

VI– IDENTIFICAÇÃO DE CADA SERVIÇOS, PROGRAMAS, PROJETOS, E BENEFÍCIOS SOCIOASSISTENCIAIS INFORMANDO RESPECTIVAMENTE.

1 – PUBLICO ALVO: Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, na faixa etária de 0 a 60 anos.

 

2– CAPACIDADE DE ATENDIMENTO:

- 200 Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla.

 

3 – RECURSOS FINANCEIROS A SEREM UTILIZADOS:

- Privado e Público (Municipal, Estadual e Federal)

 

4 – RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS:

Quantidade

Especialidade

Vínculo

 

17

 Professores

Contratado pela APAE - CLT

01

 Diretora

Contratado pela APAE – CLT

01

 Coordenadora

Contratado pela APAE – CLT

10

 Monitores (auxiliar de salas)

Contratado pela APAE – CLT

01

 Secretária escolar

Contratado pela APAE – CLT

01

 Assistente Social

Contratado pela APAE – CLT

01

 Psicóloga

Contratado pela APAE – CLT

01

 Fonoaudióloga

Contratado pela APAE – CLT

02

 Fisioterapeutas

Contratado pela APAE – CLT

01

 Secretária executiva

Contratado pela APAE – CLT

02

 Auxiliar administrativo

Contratado pela APAE – CLT

02

 Auxiliar de serviços gerais (zeladoras)

Contratado pela APAE – CLT

03

 Motoristas

Contratado pela APAE – CLT

02

 Merendeiras

Contratado pela APAE – CLT

01

 Instrutor de marcenaria

Contratado pela APAE - CLT

01

 Psicóloga (Equoterapia)

05 h semanais (SENAR/MT)

01

 Fisioterapeuta (Equoterapia)

05 h semanais (SENAR/MT)

01

 Fisioterapeuta (Equoterapia)

05 h semanais (SENAR/MT)

 

5 – ABRANGÊNCIA TERRITORIAL:

 

- Zona Urbana e Rural do Município

 

 

6 – DEMONSTRAÇÃO DA FORMA DE COMO A ENTIDADE OU ORGANIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL FOMENTARÁ, INCENTIVARÁ E QUALIFICARÁ A PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS E/OU ESTRATÉGIAS QUE SERÃO UTILIZADAS EM TODAS AS ETAPAS DO SEU PLANO:

 

ELABORAÇÃO:

EXECUÇÃO

MONITORAMENTO

 

AVALIAÇÃO

Da Associação:

 

  1. 1 - Apoiar e incentivar a direção da Escola Especial Renascer na execução de seu plano de ação pedagógica, o qual visa o pleno desenvolvimento do educando nas áreas (pedagógicas, saúde, cultural e assistência social)

 

 

1 – No decorrer do ano letivo.

O Plano de Ação Pedagógica e desenvolvido pelos profissionais da Escola Especial Renascer, que é mantida pela APAE.

 

 

1 -  Reuniões com os colaboradores, participação nas atividades desenvolvidas na escola, reunião de setores.

 

 

1 -  Observação, visitas a instituição, relatório de atividades, desempenho dos alunos

 

 

  1. 2 - Firmar convênios com Órgãos públicos, Municipal, Estadual e Federal para manutenção e ampliação dos serviços oferecidos pela instituição.

 

 

 

 

2 – No decorrer do ano.

Será executado pela Diretoria da APAE e Direção da Escola.

Reuniões com os representantes dos poderes, apresentação de planilhas e documentos necessários, que evidenciem a necessidade da instituição

2 -. Acompanhamento da aplicação e recebimento dos   recursos financeiros. Análise detalhada para avaliar se foi suficiente para a realização do proposto.

 

 

2- Aumento das vagas, qualidade dos serviços e satisfação dos usuários.

 

 

 

 

 

 

3 - Realizar promoções em parceria com a comunidade para angariar recurso para a manutenção e ampliação dos atendimentos.

 

 

3 – No decorrer do ano.

 

Realizado pela Diretoria da APAE, Direção e colaboradores da Escola e voluntários.

 

 

 

 

3 – Estratégias de divulgação pelos meios de comunicação, mobilização da comunidade para a participação e para o   trabalho voluntário nos eventos.

3 – Análise das receitas e despesas, Comparação dos resultados de anos anteriores.

 

 

 

 

 

4 - Firmar Convênio com órgão Estadual (SETAS) para aquisição de um ônibus adaptado para o transporte escolar.

 

 

4 – Até julho de 2018.

Diretoria da APAE e Direção e Administrativo da Escola.

Apresentação do projeto, documentação e orçamentos exigidos para a efetivação do convênio. Celebração do Convênio entre APAE E SETAS, aquisição do ônibus.

4 – Acompanhamento no andamento da documentação e do projeto. Contato com o setor responsável para a agilização e possíveis alteração do processo.

 

 

4 – Satisfação dos alunos, pais e colaboradores, ampliação de vagas e segurança dos alunos

Da Escola Especial Renascer:

5 – Oferecer atendimento Educacional na Modalidade de Educação Especial, nos níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamenta, Anos Inicias e EJA (Ensino Fundamental), Formação Profissional e Colocação no Trabalho.

 

5 – No decorrer do ano letivo:

 05/02/2018 a 18/12/2018

Segunda feira à Sexta feira.

Matutino: 07:15 h às 11:15 h.

Vespertino: 13:15 h às 17:15 h

 

 

5 - Acompanhamento pela direção, coordenação da escola, bem como, pela diretoria da APAE. Reuniões com os profissionais da Educação, Conselhos de Classe, observação diária de todas as atividades desenvolvidas.

 

5 – Observação do desempenho dos alunos, fichas e relatórios individuais onde consta os avanços e dificuldades de cada um, reunião de pais para apresentação e esclarecimento de dúvidas sobre os resultados apresentados, nível de satisfação dos pais e responsáveis.

6 – Oferecer atendimento Especializado na área da Saúde:

Psicologia, Fonoaudiologia e Fisioterapia.

 

6 - No decorrer do ano letivo:

05/02/2018 a 18/12/2018

Segunda feira à Sexta feira.

Matutino: 07:15 h às 11:15 h.

Vespertino: 13:15 h às 17:15 h

 

 

6 – Reunião com as integrantes da equipe especializada, acompanhamento dos horários de atendimentos de cada aluno, atendimento e orientação dos pais que buscam esses serviços.

6 – Progressão dos resultados através de fichas e relatórios individuais, onde são descritos os avanços e dificuldades.

 

 

 

7 – Oferecer atendimento aos alunos e famílias, na área da Assistência Social.

 

7 - No decorrer do ano letivo:

 05/02/2018 a 18/12/2018

 

Segunda feira à Sexta feira.

Matutino: 07:15 h às 11:15 h.

Vespertino: 13:15 h às 17:15 h

 

 

7 – Reunião com a responsável pelo setor. Acompanhamento e observação dos atendimentos oferecidos, orientação aos usuários.

 

7 - Relatórios de acompanhamento individuais dos atendimentos, visitas domiciliares, relatos de fatos e situações ocorridas com alunos e familiares.

8-Atividades Complementares:

Informática, Artesanato, Horta, Artes (dança, música e teatro), Esporte e Lazer (atletismo, futsal), marcenaria.

 

8 - No contra turno, do decorrer do ano letivo.

 

 05/02/2018 a 18/12/2018

Segunda feira à Sexta feira.

Vespertino: 13:15 h às 17:15 h

 

8 – Acompanhamento dos profissionais que trabalham nestas atividades, observação e monitoramento    do uso de materiais e equipamentos utilizados

8 – Desempenho dos alunos nas participações de eventos artísticas, culturais e desportivos, participação e produção nas atividades da Horta e artesanato, relatórios descritivos.

                     

 

 

Lucas do Rio Verde, MT, 20 de abril de 2018.

 

 

 

_________________________________________

 

Valdeci Chagas de Oliveira

Presidente

Endereço:
Rua Paranapanema 857-s • Lucas do Rio Verde • MT
E-mail:
apaelrv@terra.com.br
Telefone:
(65) 35491759